segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Anatomia e Oportunidade

Engraçado como um dia desses uma aula de anatomia me fez pensar.Estávamos lá eu, meus 70 companheiros de turma, professores e alguns cadáveres.Olhei para aquelas pessoas e, por um momento, tentei imagina-las vivas no exercício de suas vidas.Elas também tiveram pai, mãe, talvez filhos, netos, irmãos e , no fim, estavam lá; como objetos de estudo.Objetos sim!Não para todos dali, mas havia, inclusive, aqueles que encaravam as "peças anatômicas" como brinquedinhos e até mesmo piadinhas vez ou outra escapavam.Bom, o fato é que pensei: aqueles corpos , hoje frios, eram de indigentes, pessoas sem identidade esquecidas ali pelo curso que suas vidas tomou ou que tomaram por eles. Acontece que eles eram alguém!Talvez tenham até se apaixonado por exemplo.E sabe o que é mais inquietante?!Eles eram anatomicamente perfeitos, assim como todos dali.Atrás das roupas, da pele e ignorando a forma externa, somos todos iguais.Temos os mesmos músculos, nos mesmos lugares com as mesmas artérias, veias e nervos, percorrendo em geral caminhos também iguais.No fim, aquele indigente era I-GUAL-ZINHO a mim, o que nos diferenciou foi, talvez, a oportunidade. Olha só isso, o poder que essa palavra tem.Ela me separou e me juntou àquele que era, agora, retalhos, um quebra cabeças (ou quebra-cabeças...sei lá) humano.Oportunidade é a palavra chave!Vez ou outra até surge aquele cara que é o cara e que mesmo sem boas oportunidades vira aluno e não "peça" de anatomia.Mas esse é só uma exceção.
Aquela aula fez , pra mim, toda diferença.Foi ali que eu passei a ver a beleza (até poética) que existe na anatomia.Olhar por trás das curvas, pele e principalmente do que é agregável, descartável.Enxergar o outro como um complexo de oportunidades e algumas particularidades genéricas e culturais; de resto, somos todos iguais; eu, você e aquele indigente.

4 comentários:

  1. Marcellaaaaa..

    Engraçado como a OPORTUNIDADE de estar lendo um grande texto desse me faz descobrir em você uma pessoa mais impressionante ainda!!!
    Tou incrível!!
    Adoreiii esse começo de nosso samba
    Perfeita a colocação de "Talvez tenham até se apaixonado por exemplo"!! Perfeita!!

    Um beijo,
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Lindo! O texto, o blog e o momento que tu parou pra pensar nisso.
    ah! gostei também do fundo de tela!
    Outro beijo, :)
    Pricote

    ResponderExcluir
  3. ei! anônimo não! Priscila Izabel! :)

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente incrível esse teu texto cella!Uma palavra tão desgastada quanto "oportunidade",mas que nesses momentos de reflexão,ganha um sentido sem medidas,ou melhor,revela toda a sua importância,afinal,é graças a ela,que pude não só ler esse texto,como conhecer e ser amiga da autora dele!uhauhauhuhauuhauh...Adorei o blog,está tudo perfeito.Felizmente ainda existe no mundo uma pessoa com tanta sensibilidade e com tanta preocupação com o outro como vc! Te adoro muitão,vou tah aqui bisbilhotando sempre viu?!bjooo peida.

    ResponderExcluir