domingo, 29 de maio de 2011

Apoena

Por diversas vezes na nossa vida a gente se depara com situações invasivas, cortantes, que em mim causam um desconforto, uma angústia que não dá pra simplesmente guardar; me dá vontade de colocar tudo aquilo pra fora, de chorar, as vezes até um choro sem lágrimas, mudo e que parece doer ainda mais do aquele com direito a lágrimas e caretas.Isso eu chamo de emotividade.É aquela sensação que experimentamos quando parece ebulir algo dentro de nós, a mesma que nos invade sem nos deixar pensar nela, seja ela raiva, tristeza ou alegria, isso é emotividade. Falando em sensibilidade a gente muda o foco, muda mesmo!Coloquei por curiosidade essas palavras num dicionário de línguas na internet e vi que elas são, com frequência, ditas sinônimos; eu não concordo.Na minha opinião existe uma clara diferença entre elas.A emotividade é dramática, apaixonada, exagerada, inconformada; já a sensibilidade se mostra mais madura, atenta, por vezes silenciosa, mas também inconformada. Sensibilidade pra mim é um tipo de inteligência.É aquela inteligência capaz de distiguir o momento certo de começar e terminar ciclos; é a sabedoria de precisar a hora exata de quando devemos calar, nos retirar, nos emocionar, agir, emocionar.Sensível é aquele capaz de olhar com emoção as situações em seus contextos; é quando se olha um parto e não se vê somente mulher, sangue, bebê; é olhar as mãos calejadas de um velho pescador e saber tirar daqueles calos um pouco sobre sua vida; no momento em que conseguimos perceber em situações os sentimentos ali presentes.Por meio dessa perspectiva de sensibilidade a gente é capaz de escutar um grito de socorro a partir da flor que a menininha do sinal coloca em nossos parabrisas. Ela acontece quando aquelas situações passam de inflamação aguda, para algo crônico, no momento em que chorar já não basta.Enfim, a sensibilidade existe quando passamos a enxergar os acontecimentos dentro da realidade em que se passam e com a carga oculta que possuem a qual emociona profunda e constantemente."Enxergar é nosso maior ato de amor."

Plagiando Celo, o aniversariante do dia (Parabéns celooooo =p), colocarei hoje uma frase e uma música do dia =p
"Antes de debatermos a ética, precisamos ter consciência de nossa sensibilidade, precisamos valorizar a nossa inteligência emocional" Leonardo Boff
Acredito que quase todo mundo já tenha visto esse vídeo, mas acho ele lindo e sempre me emociono com ele, por isso queria dividi-lo com vcs.


4 comentários:

  1. Apoena é de fogo, é de amor, é de pedra, é de chão, é do tempo...
    É na capacidade de se sensibilizar que o ser humano adquire sentido;emoção;intensidade.Despido de pudores, hábitos e tradições o homem se transforma em menino, que se torna Homem, que se torna capaz de construir os mais incríveis sonhos.A cada dia, a razão sobrepõe mais a emoção e dor encasula ainda mais nossa sensibilidade; nosso ato de simplesmente pensar." De repente, não mais que de repente", estamos deixando de perceber a importância do outro.Deveríamos tornar sensacional cada segundo,minuto,hora,tempo de nós. Tornar eterno um singelo momento de cuidado, de atenção, de amor! Tomar por real todas as nossas felicidades,todas as nossas possibilidades de se reiventar para melhor; sempre buscando o melhor!Nessa vida tão vasta, nesse mar tão revolto, nesse deserto tão solitário, nesse universo tão silencioso, é preciso calar, é preciso ouvir, é fundamental aprender, é fatal sofrer, é indispensável viver! A vida seja de pedra, de pão, de tijolo ou de pó nos move, nos guia. O nosso limite depende da liberdade de quem está do nosso lado,seja sorrindo ou chorando: é nos olhos dele que vemos nossa imensidão, nossas fragilidades, nossa capacidade de receber.Enxergar é nosso maior ato de amor.Sem medidas,louco,liberto,livre,comum,igual.A mim; a você.Oi! preciso te enxergar cella.

    Ps: texto lindíssimo o teu cella! amei de verdade...comentei por aki pq eu não consegui postar!! ( A ANTA DO COMP, KKKK) bju te amo peida!!

    ResponderExcluir
  2. Apoena por vc é mesmo um poema, nathilde! Vc, além de sensível, consegue passar isso como ng.Sinto como se alguem me abraçasse qd leio teus textos. Nem é novidade q eu te acho sensacional, mas fica aqui registrada a meu depoimento de ''mais feliz'' pq te tenho por perto!Te amo, amiga!

    ResponderExcluir
  3. "Deveríamos tornar sensacional cada segundo,minuto,hora,tempo de nós."

    "Enxergar é nosso maior ato de amor."

    Lindo!

    ResponderExcluir
  4. A sensibilidade é a inteligência de enxergar a carga oculta que emociona!! Caramba!! incrível essa sua junção de pensamentos no texto, ligando cada detalhe dessa sensação!! adorei!!!

    Incrível tb foi o comentário de tua amiga!! Fiquei,agora, sensível!! hehehe...

    Beijosss!

    ResponderExcluir